Na quinzena de 07 a 18 de Junho todas as
professoras das três turmas de jardim presencial trabalharam com as crianças as
cores primárias (azul, amarelo e vermelho), e as cores secundárias (laranja,
verde e roxo) e atividades de movimento que, na Educação Infantil ganham
centralidade, pois é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas, assim a
instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam
explorar e vivenciar o amplo repertório de movimentos. Essas atividades foram
realizadas através de histórias contadas, músicas, no momento da chamada,
explorando o calendário, através de desenhos, brincadeiras, manipulando
diferentes materiais e realizando experiências. Essas experiências contribuem
para que desde muito pequenas, as crianças desenvolvam o senso estético e
crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto,
a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e
espaços para a produção, manifestação e apreciação, de modo a favorecer o desenvolvimento
da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças,
permitindo que se apropriem e reconfigurem, a cultura e potencializem suas
singularidades. Por esses e tantos outros motivos é que toda a equipe está empenhada
no compromisso ético com uma Educação Infantil de qualidade uma vez que estamos
trabalhando com o grande elemento capaz de operar mudanças, foco de toda e
qualquer transformação social: a criança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário